MÔNICA BACKES
Identidade visual 
Mônica Backes é uma arquiteta especializada em projetos de interiores em Toledo/PR. Ela é uma pessoa delicada e meiga, e imprime essa delicadeza em seus projetos e na sua forma de atender os clientes. Seu propósito é criar ambientes autorais, ou seja, projetos em que ela pode expressar sua linguagem e ao mesmo tempo traduzir os desejos de seus clientes, criando projetos únicos mas que são reconhecíveis enquanto conjunto.
Um ambiente em perspectiva, tomado do posicionamento de marca da arquiteta, é a base para a geração da iconografia. Este espaço assume diferentes geometrias a partir de variações de pontos em um grid. O cliente está sempre no centro do ícone e a sinergia entre Mônica e ele sintetiza a mensagem-chave.
A identidade visual é composta por três elementos independentes, que podem ser aplicados com flexibilidade nos materiais institucionais: a iconografia (em versão única ou múltipla), o nome “mônica backes” e o slogan “ambientes autorais”.
A fonte Abril Display aplicada como texto corrido em caixa baixa evoca um tom mais autoral e menos corporativo, além de colocar cliente e Mônica no mesmo nível.
​​​​​​​A paleta de cores pasteis é inspirada na delicadeza da personalidade da arquiteta, correspondente aos tons predominantes na linguagem projetual da arquiteta.
Um dos hobbies da Mônica é desenhar letras à mão - ela faz isso em cartões, quadros, e adora presentear as pessoas. Exploramos essa habilidade em mimos institucionais, inclusive na ocasião do lançamento da marca. Ela criou um quadro, acompanhado de um cartão, para apresentar a nova Identidade Visual aos clientes e parceiros, desenhando à mão sobre madeira uma palavra que a fazia lembrar de cada um dos presenteados.
Ficha técnica

Direção de Criação e Direção de Arte: Laila Rotter Schmidt
Planejamento: Senset | Michele Matsuo e Douglas Buettner
Fotos: Rodrigo Vieira
Animação: Felipe Valenciano Cruz


Prêmios
​​​​​​​Shortlist no Festival do Clube de Criação do Paraná 2019 - Categoria Design
Back to Top