GALLERIA GIARDINO
Tapume de obra / Galeria de arte urbana
Um tapumes de obra é o principal local de divulgação de um lançamento imobiliário. Nossa tarefa era projetar um tapume de mais de 30 metros de extensão para promover o edifício Giardino, localizado em um bairro essencialmente residencial, cercado por casas antigas e moradores que adoram caminhar pelas ruas tranquilas do entorno. Um dos pontos altos do projeto arquitetônico do Giardino são as varandas repletas de jardins - que inspiraram o nome do edifício.
Por outro lado, tapumes não são muito bem recebidos pelas pessoas, especialmente por quem mora na região. Além de deixar a calçada mais estreita, um canteiro de obras incomoda os vizinhos com barulho constante e muita sujeira. Como a construção pode levar vários anos, os moradores do entorno têm que conviver com essas estruturas - e transtornos - por muito tempo.
Então, nos perguntamos: e se essa estrutura de fechamento do canteiro fosse mais do que apenas um 'outdoor' de divulgação do atributos do prédio, fazendo com que o prédio a ser construído fosse um bom vizinho, antes mesmo de existir? 

Nem todo mundo pode ter uma obra de arte dentro de sua casa. Por outro lado, a cidade está cheia de espaços pouco convidativos para a população - como é o caso de um canteiro de obras. A construtora do Giardino preocupa-se com o impacto das suas obras na paisagem urbana. 
Então que tal no lugar de um tapume comum, presentear a cidade com mais beleza, arte e cultura, criando impacto positivo no entorno antes mesmo de a sua obra existir no local? Essa é a proposta da Galleria Giardino. 
Uma galeria de arte urbana com 4 murais emoldurados e iluminados, cada um deles com potencial instagramável e interativo.
Para abrir a Galleria, convidamos uma artista local - Lari Namaste - para criar os murais partir da temática “jardim”. A ideia é que ao longo dos 4 anos de construção do Giardino, o espaço possa ser ocupado por outros artistas e diferentes temáticas. 
As ilustrações foram esboçadas à mão pela artista, para que em seguida serem pintados diretamente sobre os muros do tapume de obras. Até a abertura da Galleria, os murais ficaram fechados, para gerar expectativa. No dia da inauguração, captamos fotos dos visitantes com uma câmera Instax e distribuímos como lembrança do evento, com uma TAG personalizada na foto. 
Mesmo durante o processo de pintura os vizinhos já começaram a elogiar a iniciativa, que também foi amplamente noticiada pela mídia local. 
FICHA TÉCNICA
Direção de arte: Laila Rotter Schmidt
Ilustração: Lari Namaste
Vídeo: CheckFilms
Fotos: Rodrigo Vieira
Back to Top