BAUHAUS BRASIL
Cartaz e identidade visual para o lançamento do 30º Concurso Projetar.org
O 30º Concurso de Ideias em Arquitetura foi a primeira competição internacional do portal de concursos e homenageou o centenário da Bauhaus que foi comemorado em 2019. 
A proposta deste concurso, projetar um campus da Bauhaus no Brasil anexo ao MAM no Rio de Janeiro, pressupõe inúmeras interseções: entre tempo e espaço, legado e futuro, história e projeto. Por isso, fomos buscar referências na história do design, em especial nos pontos onde ela se relaciona com a história da arquitetura e dos primórdios do ensino de design de produto no Brasil, para compor uma narrativa visual que servisse para instigar a curiosidade dos estudantes sobre essa história e enriquecer suas referências para desenvolvimento do projeto.
A identidade visual do cartaz do Concurso 030 foi inspirada na obra "Upward (1926)" de Josef Albers. Partindo do intercruzamento das linhas deste quadro, criamos interseções também entre as palavras "Bauhaus" e "Brasil", utilizando uma das fontes criadas pela Adobe "Dessau Hidden Treasures".
TEASERS
Para criar expectativa sobre o concurso antes de revelar o tema, uma série de teasers para uso no Instagram foi criada. Assim como o cartaz do concurso que seria lançado na sequência foi inspirado em uma obra de Josef Albers, cada teaser foi baseado em uma diferente peça de design relacionada a um momento ou fato histórico relevante no contexto do concurso.
As peças foram escolhidas de modo que a sequência de teasers ajudasse a traçar uma linha do tempo da história das relações entre a Bauhaus e o Brasil por meio de peças emblemáticas da história do design, preparando, assim, os participantes para o conteúdo apresentado no edital do concurso.
Confira o site do concurso neste link. Acesse o instagram do Portal Projetar.org aqui.
FICHA TÉCNICA

Direção de criação e design: Laila Rotter Schmidt
Coordenação do concurso: Caio Smolarek Dias
Fotos: Rodrigo Vieira
Back to Top